Destaques

Cartilha orientará idoso a conhecer melhor seus direitos

Os idosos que moram em Instituições de Longa Permanência, as ILPI, também conhecidas como casas de repouso vão ter agora uma cartilha, com orientações sobre os seus direitos.

A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e foi divulgada nesta semana.

A “Cartilha Solidarize-se” tem como objetivo esclarecer dúvidas da sociedade em geral sobre os direitos assegurados às pessoas com igual ou maior idade que 60 anos, que vivem nesses locais.

O material é baseado no Estatuto do Idoso e responde a questões como abandono afetivo por parte dos familiares e condições básicas para inserir um idoso nas ILPIs. Também apresenta atividades que podem contribuir para manter o vínculo do idoso com a família.

Segundo Antônio Costa, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, neste ano foram constatadas diversas irregularidades em unidades de permanência. Entre elas, a falta de manutenção e de alvará de funcionamento.

Para o secretário, a cartilha servirá ainda como ferramenta de fiscalização dessas instituições, para promover a melhoria dos serviços prestados.

A “Cartilha Solidarize-se” está disponível no portal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na internet. O endereço é mdh.gov.br.

De acordo com dados do IBGE , o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos. O número representa cerca de 13% da população brasileira.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax