Destaques

Tabela de preços do frete mínimo é atualizada

Depois que o diesel, combustível utilizado em veículos de carga, teve a quarta alta no preço do litro, desde o início do ano, a tabela de preços do frete mínimo de cargas foi atualizada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União.
Segundo a publicação, a nova tabela leva em conta o litro do diesel nas bombas no valor de R$ 4,25, conforme a Agência Nacional do Petróleo.
O assessor executivo da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Marlon Maues, explica que a tabela de frete é um documento que viabiliza a negociação do serviço prestado pelo caminhoneiro.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a responsável pela tabela de frete. A lei prevê a atualização no preço do frete de carga sempre em janeiro e julho de cada ano. Segundo a agência reguladora, a lei determina, também, que os valores mínimos do piso sejam atualizados, “sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel”.
A Petrobras anunciou, nessa terça-feira (2), mais um reajuste no litro do combustível, que soma, este ano, mais de 30% de aumento.
A sequência de reajustes no preço do combustível, nas refinarias, fez com que o presidente Jair Bolsonaro determinasse a troca no comando da Petrobras. O presidente afirmou que não iria interferir na política de preços da estatal e indicou a troca na diretoria. Além disso, Bolsonaro determinou a retirada de impostos federais – PIS E COFINS – sobre o preço do óleo diesel durante os meses de março e abril deste ano.
Esta é a segunda atualização na tabela do frete em 2021. A primeira foi publicada em 19 de janeiro, para cumprir a data prevista em lei. De lá para cá, o diesel subiu no acumulado de 16%, de acordo com a ANTT.
A tabela do frete foi criada em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, que reivindicavam essa normatização, entre outros pontos. A paralisação durou dez dias e provocou desabastecimento nas prateleiras e filas para abastecer carros, em postos de gasolina.
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax