Observatório

Governo de SP anuncia reconstrução de escola estadual em Bertioga

Apoie o PlanetaOsasco

Anúncio da reconstrução da Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a reconstrução da Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho, em Bertioga. Os alunos da unidade escolar participaram do evento, realizado na Escola Estadual Professor Armando Bellegard, que atualmente acolhe a comunidade escolar.

Leia Também: Governo de SP investe R$72,9 mi e amplia vagas em creches e oportunidades para mães

O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto.

Vinculada à Secretaria da Educação, a FDE trabalha na reconstrução da unidade escolar, executada sob novo modelo construtivo, com paredes de concreto levantadas a partir de moldes de alumínio. A obra terá aporte de R$ 20,3 milhões com entrega prevista para o primeiro semestre do ano que vem. Essa será a primeira de 24 substituições de prédios escolares a serem erguidos sob novo conceito arquitetônico.

O antigo prédio da escola, demolido em julho de 2022 em razão de problemas estruturais, dará lugar a um novo equipamento escolar com padrão arquitetônico inovador. O primeiro passo é montar a estrutura física da construção utilizando fôrmas de alumínio de duas faces paralelas, instaladas verticalmente e com lacunas entre elas, que serão posteriormente preenchidas por concreto verde. Após a cura do concreto, as fôrmas serão retiradas e as paredes da edificação estarão prontas.

A obra tem duração estimada de 10 meses, menos da metade do previsto para construções do mesmo porte, graças ao ganho de produtividade proporcionado pela tecnologia desse modelo construtivo, que prevê a reutilização das fôrmas metálicas para as demais obras e acarreta a redução de cerca de 20% nos custos.

Batizado Buriqui, em homenagem a uma espécie de primata da fauna local, esse modelo construtivo versátil permite a execução de projetos variados em função do espaço e do terreno disponíveis.

Para Jean Pierre Neto, a reconstrução da escola de Bertioga é mais um passo dado na busca da FDE por projetos inovadores, tecnológicos, eficientes e sustentáveis. “Essa será a primeira de 24 escolas que vamos entregar seguindo esse novo modelo construtivo, que prioriza a otimização de recursos investidos e a redução do tempo de conclusão da obra. Assim, podemos atender mais rapidamente às necessidades da comunidade escolar e, ainda, contribuir para o meio ambiente”, ressalta.

Para a professora Milena Azenha Defavari Duarte, dirigente regional de ensino de Santos, a construção de um prédio novo representa uma conquista esperada há cerca de cinco anos pelos 700 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio matriculados na escola. “Estamos muito felizes pela perspectiva de uma nova escola e de poder reunir todos os estudantes e professores novamente. Será como voltar para casa”, comemora.

Estrutura

Trata-se de uma escola de 7.560 m2 de área construída, com 15 salas de aula, espaço maker, sala de pesquisa/leitura, duas salas de computação, dois laboratórios – um de matemática e química e outro de física e biologia –, cozinha, refeitório e cantina, além do pátio e quadra cobertos.

Sustentabilidade

A matéria-prima base da edificação é o concreto verde, leve e com microfibra, que reduz o emprego de aço na construção. Além disso, a utilização dos moldes metálicos na obra tem baixa produção de resíduos, evitando desperdício e geração excessiva de entulho.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax