Executivo

Alunos da EMEF João Larizzatti visitam Orquestra Sinfônica do Estado

Kelly Cerqueira
Foto: Ivan Cruz

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Larizzatti tiveram uma verdadeira imersão cultural ao visitarem o projeto “Descubra a Orquestra”, com a participação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A experiência, além de enriquecedora, teve um impacto significativo no desenvolvimento pedagógico e cultural dos estudantes.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, disse que a visita faz parte de um projeto educacional que busca ampliar os repertórios dos alunos e proporcionar experiências culturais diversas. “O projeto pedagógico da rede municipal de ensino está comprometido com uma educação integral e inclusiva, entende a importância de levar os alunos para além dos muros da escola, proporcionando vivências que enriquecem o aprendizado e estimulam o desenvolvimento pessoal e social”, concluiu.

Durante a visita, os educandos puderam vivenciar de perto o universo da música clássica, assistir a ensaios e conhecer os bastidores de uma orquestra profissional. Essa experiência não apenas despertou o interesse dos estudantes pela música, mas também estimulou sua criatividade, imaginação e seu senso estético.

O projeto “Descubra a Orquestra” foi uma oportunidade para os alunos da EMEF João Larizzatti expandirem seus horizontes com experiências que alavancou os repertórios culturais. Além disso, a visita a sala de concerto teve um impacto pedagógico significativo. “Os alunos puderam relacionar o que aprenderam em sala de aula com a prática real, compreendendo de forma concreta os conceitos musicais e históricos estudados. Essa conexão entre teoria e prática é essencial para o processo de aprendizagem significativa, pois permite que os alunos percebam a relevância do que estão aprendendo para suas vidas”, explicou a coordenadora pedagógica Cintia Helena.

Sobre o projeto Descubra a Orquestra

Programa de educação musical dedicado a professores e estudantes da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Criado em 2001, oferece cursos de capacitação e eventos didáticos gratuitos com o objetivo de introduzir o universo da música sinfônica e coral.

O programa oferece cursos para professores com ou sem conhecimento musical prévio, oferecidos em modalidade híbrida com atividades presenciais e acompanhamento à distância. Durante a capacitação, são trabalhadas as noções básicas de elementos da linguagem musical e a ampliação dos repertórios culturais, a fim de possibilitar a construção de atividades para sala de aula e projetos interdisciplinares.

Todos os cursos contam com certificado homologado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). 

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax