Destaques

Direito da UFRJ indica Nei Lopes para o título de doutor honoris causa

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou o pedido de reconsideração para concessão do título de doutor honoris causa ao escritor, compositor e sambista negro Nei Lopes. 
A concessão do título havia sido rejeitada na primeira sessão da Congregação da Faculdade de Direito, responsável por avaliar as indicações. Mas um pedido de reconsideração foi apreciado nesta quarta-feira (28) e, dessa vez, acolhido por unanimidade.
A negativa da Faculdade na primeira reunião gerou grande repercussão, com associações do fato ao racismo. 
A professora associada da Faculdade Nacional de Direito, Luciana Boiteux, disse que a indicação não obteve o quórum de dois terços dos membros da congregação e também havia problemas de documentação. Boiteux, que não participou de nenhuma das votações avalia que houve de fato um erro e afirma que a reparação foi feita. Para a professora, Nei Lopes representa a cultura do do samba e da defesa da cultura popular brasileira, e acima de tudo, é um jurista consagrado formado na faculdade de Direito da UFRJ.
Em nota, a UFRJ informou que a concessão do título segue o rito democrático e legal. E que com a aprovação pela Faculdade de Direito, o processo segue agora para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e, sendo aprovado neste Conselho, terá sua validação final pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade.
*Com produção de Carol Barreto.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax