Osasco

Osasco ganha Memorial em Homenagem às Vítimas do Amianto

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck

Em parceria com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, entregou no sábado, 10/12, o Memorial em Homenagem às Vítimas do Amianto, que fica na Praça do Expedicionário Mário Buratti, no Centro. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rogério Lins, do prefeito de Bom Jesus da Serra/BA, Jornando Vilasboas, do deputado estadual baiano, Zilton Rocha, entre outras autoridades.

A praça que recebeu o memorial passou por uma grande reforma, o que inclui reconstrução da calçada, novo paisagismo com diversos tipos de flores e implantação de iluminação em led.

O memorial recebeu a escultura “Árvore-Pulmão”, como símbolo que representa a vida. O tronco da árvore, com suas linhas retas, representa as fibras do mineral, os galhos superiores simbolizam o macrocosmo e as folhagens os pulmões das milhares de vítimas do amianto. O monumento pesa aproximadamente 1,5 tonelada de aço e foi construído pelo artista plástico Wagner Hermusche.

O local também ganhou um painel com nomes de mais de 600 pessoas que ficaram expostas ao amianto e morreram em virtude das doenças provocadas pela fibra do mineral cancerígeno.

 

Em seu discurso, o prefeito Rogério Lins destacou a importância do memorial não só para Osasco, mas para todo o país. “Esse memorial é muito importante, porque ele representa a luta pela vida. Então, isso daqui é mais do que um ato simbólico. Nós estamos fincando uma luta que é permanente em apoio àqueles que ainda sofrem por conta do amianto e pelas famílias das vítimas, que merecem todo nosso carinho e respeito”.

O presidente da ABREA, Eliezer João de Souza, agradeceu a administração municipal pela parceria. “Deixo aqui minha gratidão a Prefeitura de Osasco por essa parceria. Esse sonho nós iniciamos há sete anos e, hoje, graças a essa parceria nós estamos entregando esse memorial, que é o mínimo que poderíamos fazer pelos nossos eternos amigos”, concluiu.

SOBRE O AMIANTO

O amianto é um material bastante versátil e sua extração é barata, por isso seus produtos possuem baixo valor agregado. Porém, é uma substância que não possui níveis seguros de uso. Por causar câncer em quem se expõe a essa substância, sejam trabalhadores, seja a população de modo geral, sua utilização foi banida no Brasil e outros diversos países.

Desde 2017, o uso do amianto foi proibido no Brasil graças a uma ação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que afirmaram ser inconstitucional o segundo artigo da Lei 9005/90, que define as regras para a exploração do amianto no país, permitindo sua utilização e comercialização de forma controlada.

Presentes no evento: os vereadores Carmônio Bastos, Fábio Chirinhan, Elsa Oliveira; a co-vereadora da mandata coletiva Ativoz, Deise; ex-vereadores João Gois, Aluízio Pinheiro e Rubinho Bastos; a engenheira da ABREA, Fernanda Gianazi; o ex-deputado estadual e vice-presidente da ABREA, Marcos Martins entre outras autoridades.

 

 

 

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo