Destaques

Na Ciência, homens são maioria no Brasil e mulheres negras enfrentam barreiras

O Brasil conta com quase 78 mil pesquisadores com doutorado. As mulheres são 40% desse total. A agência de Jornalismo de Dados Gênero e Número analisou os currículos dessas mulheres e traçou o perfil da 50 pesquisadoras mais influentes em diferentes áreas de conhecimento.

Ao todo são 250 mulheres que ocupam lugar de destaque na produção científica no país e no mundo. O projeto foi batizado como Open Box da Ciência – em português algo como os Arquivos Abertos da Ciência – e foi lançado nessa quarta-feira (12) em São Paulo.

Para criar o banco de dados, foram considerados critérios como número de artigos publicados e premiações durante a carreira. A jornalista Vitória Régia da Silva, da Gênero e Número explica que a ideia do projeto é dar visibilidade para construir políticas para diminuir as desigualdades.
O interessante é que, minoria nos níveis mais altos, em toda a vida acadêmica, as mulheres são maioria. Mas, a exemplo de outras carreiras, as cientistas encontram obstáculos para conseguir chegar ao topo. Para a física Sandra dos Santos Padula, do Instituto de Física Teórica da Unesp,  pesquisadora de destaque no país, o primeiro passo para a mudança é reconhecer que existem barreiras e não se deixar intimidar.

Se as barreiras são muitas para as mulheres em geral, são ainda maiores para as negras. Entre as mulheres, menos de 20% são professoras negras de pós-graduação, incluindo os homens, essa proporção não chega a 5% . Helena Carla Castro, que coordena o laboratório de antibióticos, bioquímica, ensino e modelagem molecular, na Univesidade Federal Fluminense, em Niterói, faz parte do seleto grupo de pesquisadoras negras e acha que para diminuir desigualdades, as instituições precisam colaborar.
Para quem tiver curiosidade e quiser conhecer mais sobre essas mulheres, os dados da pesquisa e as entrevistas estão disponíveis no site www.openciencia.com.br .

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax