Observatório

Idosos são transferidos para hospitais no RS com ajuda do Águia da PM

Os helicópteros Águia da PM continuam auxiliando o transporte das vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (13), dois idosos foram removidos para receber atendimentos em hospitais do estado.

O primeiro paciente estava internado no hospital de Ivoti e precisava ser transferido para o centro médico de Camaquã, onde possuía os recursos que precisava. Ele teve um AVC e foi diagnosticado com um quadro de infecção generalizada.

Como não era possível o deslocamento ser feito por meio terrestre devido às interdições e desvios nas estradas, o transporte foi realizado pelo helicóptero Águia 33 da PM, que funciona como uma “UTI aérea”. O trajeto levou 54 minutos.

“As condições climáticas impediram que o voo chegasse direto à cidade. Foi realizada uma parada em Sentinela do Sul, onde o paciente foi levado em uma ambulância até o hospital. É estimado que o uso da aeronave economizou cerca de seis horas no transporte do paciente”, explica o capitão Bruno de Aguiar, do Comando de Aviação da PM. O percurso da ambulância até o centro médico levou em torno de 25 minutos.

Remoção de paciente com medicação controlada

Um outro idoso que fazia uso de medicação controlada foi transferido até o hospital de campanha em Porto Alegre. A vítima era morador da cidade de Triunfo, que ficou ilhada pelas fortes chuvas na região.

O paciente era diabético e possuía remédios suficientes apenas para o dia. Além disso, tinha a mobilidade reduzida, sendo necessário ser transportado pelo helicóptero Águia 24 da PM. Na capital, ele recebeu todo o suporte necessário para o tratamento da doença.

Balanço

Até a noite de segunda-feira, a Polícia Militar de São Paulo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação, resgatou 1.086 pessoas e 209 animais no Rio Grande do Sul em 13 dias de operação.

As forças de atuação receberam na última quarta-feira (8) o reforço de 46 policiais ambientais, totalizando 100 militares paulistas em missão no sul.

Três helicópteros Águia, um avião King Air, 21 viaturas, 16 embarcações, dois caminhões de logística e dois cães farejadores também foram deslocados de São Paulo até o sul do país para auxiliar nos resgates.

Na segunda-feira, a 1ª equipe de Bombeiros retornou a São Paulo e descreveu a experiência: “Nunca vi um cenário tão catastrófico em 19 anos de carreira”, relatou um dos sargentos.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil do RS, divulgado ao meio-dia de terça-feira (14), o estado tem 148 mortos e 124 desaparecidos em decorrência das chuvas.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax