Legislativo

Lei garante acompanhamento de gestantes em hospitais de Osasco

Por Deniele Simões

Ainda pouco conhecida do grande público, a doulagem é uma atividade fundamental para a garantia de um parto humanizado e tranquilo para as gestantes. Hoje, o trabalho das doulas — espécie de assistente de parto que acompanha mulheres desde o período da gestação até os primeiros meses do pós-parto – é cada vez mais requisitado.

A procura por doulas fez com que deputados e vereadores de municípios brasileiros apresentassem projetos para garantir a permanência desses profissionais nos hospitais, para que as pacientes tenham direito de acompanhamento das doulas, além da equipe médica, no trabalho de parto.

Em Osasco, a Lei 5.258/23 garante a permanência de doulas em maternidades, casas de parto, hospitais públicos e privados, durante o período do trabalho de parto, do parto e do pós-parto.

A autora do projeto que deu origem à legislação, vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), explica que a iniciativa é fundamental no auxílio às gestantes. “A mulher passa por um turbilhão de sentimentos na gestação, no parto e ter esse amparo, inclusive legal, é muito importante”.

Recentemente, a Câmara de Osasco promoveu um debate a pedido da parlamentar para discutir o papel da legislação na saúde das gestantes. “Doula é alguém que entende de parto, de forma a ajudar a gestante, sem negligenciar os aspectos médicos desse processo”, explicou a doula Pâmela Morimoto.

Regulamentação da Profissão

Recentemente, o Senado aprovou projeto de lei que reconhece a atividade como profissão. A proposta está em discussão na Câmara dos Deputados, que também precisa votar a matéria.

Em 2022, o Ministério da Saúde manifestou interesse na regulamentação da atividade em âmbito nacional. A atividade já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doulas oferecem suporte emocional e físico às parturientes. Além disso, fazem exercícios de preparação para o parto, mas não podem realizar procedimentos médicos ou clínicos. Para exercer a atividade, é necessário realizar um curso de capacitação.

Lei garante acompanhamento de gestantes em hospitais de Osasco

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax