Brasil

Ministro propõe à CPLP políticas públicas para doenças crônicas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, propôs hoje (25) aos membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) um plano comum dedicado a políticas públicas para doenças crônicas não transmissíveis. O ministro fez a apresentação da proposta durante a VI Reunião de Ministros da Saúde do bloco, encerrada nesta sexta-feira, em Luanda, capital de Angola.

O ministro destacou que o objetivo do plano, entre outros pontos, é fortalecer os serviços de vigilância e prevenção dessas doenças no pós-pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Nosso objetivo é fortalecer as capacidades dos países da CPLP na gestão de políticas, reorientação de serviços, promoção, prevenção e vigilância, para o cuidado abrangente no pós-pandemia da covid-19”, disse o ministro.

O ministro também sugeriu a possibilidade dos países cooperarem na área de telemedicina, que ganhou corpo durante a pandemia. Segundo Queiroga, o grupo de trabalho designado na reunião para o tema pode apoiar na difusão de tecnologias de informação e de conhecimento na mitigação dos impactos provocados pela covid-19, especialmente no acesso aos cuidados de saúde e na formação e otimização de recursos humanos.

Na reunião, os ministros de Estado reiteraram o entendimento de que a vacinação contra a covid-19 é um bem público e será um fator determinante na resposta aos desafios pós-pandemia. Os ministros assinaram um documento final com a aprovação de ações entre os países.

Além do Brasil, a conferência contou com a participação de representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo