Destaques

Pesquisa aponta que 15,8 milhões brasileiros tiveram sintoma gripal na primeira semana de junho

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19) aponta uma queda de mais de seis milhões no número de pessoas com sintomas associados à síndrome gripal, na primeira semana de junho, em relação à semana anterior. A sondagem, que traça o quadro da doença e avalia seus efeitos no mercado de trabalho no país, é feita semanalmente pelo IBGE. Os dados desta sexta-feira (26), referentes ao período entre 31 de maio e 6 de junho, dizem que 15,8 milhões de pessoas relataram algum sintoma, enquanto que na última semana de maio mais de 22 milhões de pacientes relataram algum mal estar. Comparando com a primeira semana de maio, foram 11 milhões a menos de brasileiros com alguma ocorrência ligada à infecção do novo coronavírus.

O contingente de quem procurou algum estabelecimento de saúde por causa desses sintomas gripais também caiu entre a última semana de maio e a primeira de junho. O número recuou em 800 mil no período avaliado. A pesquisa revela que mais de 85% dos atendimentos foram na rede pública. A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, destaca que essa diminuição foi importante para os sistemas de saúde públicos.

Em relação ao mercado de trabalho, a pesquisa estimou em mais de 83 milhões a população ocupada do país na semana de 31 de maio a 6 de junho.  O número ficou praticamente estável em relação à semana anterior e também frente à primeira semana  de maio.

Já a população desocupada chegou a 11,2 milhões de pessoas, o número também ficou estatisticamente estável em relação ao período anterior, mas cresceu na comparação com o início de maio, de acordo com o IBGE.

Outro dado da PNAD-Covid-19 aponta que o contingente de pessoas afastadas do trabalho devido à quarentena, cerca de 16% sofreu redução na primeira semana de junho frente à semana anterior e também em relação a primeira semana de maio.

A pesquisa mostrou ainda que do total de ocupados, cerca de 13,2% trabalhavam remotamente, porcentagem que também é estável em relação às semanas anteriores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax