ManchetesOpinião

Pra que serve uma festa de aniversário?

Pra que serve uma festa de aniversário?

Os presentes que o povo de Osasco merece virão mesmo?

 

Opinião do Marco Aurélio

 

Em fevereiro do ano passado fiz um texto perguntando que presentes o povo de Osasco merece. Depois de um ano, não recebemos quase nada. Temos na cidade a incidência de febre amarela, especialistas colocam nossa cidade no meio de outras já com quadro epidêmico confirmado. E nossa prefeitura se orgulha de ter vacinado um pouquinho mais de 50 mil pessoas, num contingente de quase 700 mil pessoas. Acredite…

Temos canteiros de avenidas e praças com o mato crescendo sem medo. Temos um projeto de 100 km de asfalto, que todo mundo questiona. Temos reinaugurações questionáveis. Por fim, temos, lançamentos de pedras fundamentais de creches, que foram pensadas e planejadas pelo prefeito anterior. It’s the life, diria um amigo meu.

Pensando em tudo isso, resolvi republicar o texto do ano passado, para que a gente pense e repense nossa cidade em seu aniversário de 56 anos. . Ah, hoje o povo brasileiro ocupa as ruas do Brasil para dizer que é contra a famigerada Reforma da Previdência

 

Pra que serve uma festa de aniversário?

Os presentes que o povo de Osasco merece virão mesmo?

Pergunta que fica sempre em nossas cabeças: pra que serve uma festa de aniversário, além de comemorar a idade da gente? Para ganhar presentes e receber abraços da família e dos amigos que nos amam?

Quando pensamos em Osasco é a mesma coisa. O município faz aniversário e como os amigos da cidade são o governo e o povo, os presentes vem do governo e são do povo e para o povo também. Assim, programas de desenvolvimento, políticas públicas e sociais, novas obras, ações de zeladoria e emergenciais fazem partem dos presentes que uma cidade sempre espera ganhar em cada um de seus aniversários. Esse ano, Osasco faz 55 anos. Pouca idade para uma cidade, mas muita história pra contar: de migrantes e imigrantes, de greves de estudantes e operários contra a Ditadura Militar, de movimentos por moradia, de manifestações políticas por eleições diretas, de grandes comícios e de passeatas de estudantes entre muitas.  

Muitos dos presentes que Osasco recebeu foram feitos por outros amigos, de antigos governos. A inauguração da UBS do Rochdale e a despoluição do córrego Bussocaba são bons exemplos de obras deixadas praticamente prontas pelo governo que foi embora.

Um texto publicado em 01 de agosto de 2015 no site www.brasil.gov.br revela que o bairro do Rochdale recebeu à época 114,12 milhões de reais – através do PAC 2, ainda no governo Dilma, de Gilberto Kassab do Ministério das Cidades – para obras de combate às enchentes, construção de apartamentos pelo Programa Minha casa Minha Vida, canalização do Braço Morto do Rio Tietê, abertura de marginais para criar uma nova via de acesso ao centro de Osasco e à São Paulo, obras de recuperação ambiental, eliminação de áreas de risco com a remoção de 200 famílias para o Conjunto Flor de Liz, além da construção da UBS do Rochdale.

Já o córrego Bussocaba, que nasce no Parque Chico Mendes e atravessa o centro da cidade em direção ao rio Tietê, vem sendo progressivamente despoluído, inserido num amplo plano de recuperação ambiental do governo anterior. Foram doze anos de uma boa e equilibrada política ambiental para a cidade, que recuperou e preservou o que resta de nossa Mata Atlântica. Inovadora em todos os sentidos.

No Rochdale, esse último conjunto de obras começou em 2015. Antes, houve uma enorme ação de construção de piscinões e limpeza de áreas atingidas por enchentes há décadas. E para quem gosta de percorrer a cidade, é possível perceber que o prefeito que saiu, Jorge Lapas, deixou a obra da UBS quase pronta, com uma extensa área de convivência ao lado. Falta ainda canalizar ou urbanizar o córrego que margeia o Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas e divide o bairro do Rochdale com o Jardim Aliança.

Mas, na vida tudo é um processo. Cada prefeito faz a sua parte. Só não vale um usar a obra do outro, para dizer que o presente de aniversário à cidade é seu. Isso é feio, não é ético e passa a ideia que nós – povo – somos todos tolos, dispostos a sermos enganados todos os dias.

Mesmo assim, feliz aniversario Osasco, você mora em meu coração. Este ano coloquei uma foto do Rochdale, publicada no jornal Visão Oeste em janeiro deste ano.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

 

 

 

 

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax