Osasco

Osasco é destaque no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2021-2022

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Casarini

Em evento realizado na Bienal, em São Paulo, na quinta-feira, 9/6, pelo Sebrae, o Estado de São Paulo reconheceu os prefeitos que promoveram o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, ficou entre os três finalistas que concorreram pela categoria Desburocratização na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas edição 2021-2022.

O prefeito Rogério Lins inscreveu Osasco na categoria Desburocratização com o projeto “SimpliCidade”, que, em 2021, beneficiou aproximadamente 5.000 novos microempreendedores, por meio da implementação de uma política de desenvolvimento, inovação e empreendedorismo, disponibilizando ao empreendedor serviços que viabilizem e agilizem a abertura e regularização da sua empresa de forma sustentável, garantindo o seu desenvolvimento e contribuindo para sua longevidade e crescimento.

Hoje, esses serviços estão unificados na Casa do Empreendedor, mas desde 2017 – primeiro ano de seu mandato e ano da implantação da política de simplificação, sintetizada no SimpliCidade, o crescimento no número de aberturas de novas empresas teve uma explosão (+ 26%) mantendo, a partir de então, uma média anual de 12%.

Na disputa acirrada pela categoria Desburocratização estavam Osasco, Praia Grande e Santo André, sendo o vencedor o município do Grande ABC, Santo André.

Acompanhado da primeira-dama, Aline Lins, o prefeito Rogério Lins recebeu o certificado de participação no Prêmio Prefeito Empreendedor. Lins destacou que Osasco estar entre as três cidades finalistas já é mais do que uma vitória e mostra que o município está no caminho certo.

“Osasco é uma cidade empreendedora. Só em 2021 abrimos mais de 6.500 novas empresas. O município ganhou destaque, inclusive, por encerrar o ano como a cidade que mais gerou empregos no Brasil. Foram mais de 100 mil novos postos de trabalho, e uma alta de 16% em relação a 2020. Estamos vivendo um bom momento de recuperação econômica e nossa cidade não para de crescer! Osasco tem subido no ranking das economias municipais, sendo atração de grandes empresas, principalmente no segmento de tecnologia. Somos a segunda maior economia do Estado de São Paulo e o 8º PIB do país. Temos muito o que avançar e muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo. Só temos que agradecer a Deus, ao nosso povo e aos nossos colaboradores. Obrigado Sebrae pelo reconhecimento!”, destacou Rogério Lins.

Osasco concorreu também em outra categoria, a de Cidade Empreendedora, com o programa “Nosso Futuro”, programa de Segurança Alimentar que atende mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, mas não chegou nas finalistas.

Ao todo, a 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor teve 236 projetos inscritos de 173 cidades do estado de São Paulo em oito categorias: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Sala do Empreendedor, além de uma nova categoria chamada de Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, que registrou seis projetos inscritos. No total, o prêmio conta com 231 municípios participantes, já que a categoria Governança Regional e Cooperação Municipal têm projetos que congregam mais de um município.

Prestigiaram o evento, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, presidente do Sebrae/SP, Tirso Meirelles, superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, diretor técnico do Sebrae/SP, Ivan Hussni, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a diretora presidenta do Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, Dalva Christofoletti, diretor de Administração e Finanças Sebrae/SP, Guilherme Campos, chefe de Gabinete na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Frederico Mascarenhas, representando o secretário estadual de Cultura, Sérgio S.Leitão, o diretor presidente do Sebrae nacional (por meio de vídeo), Carlos A. Melles, entre outras autoridades.

Também estiveram presentes, os secretários municipais de Osasco, Éder Máximo (Planejamento e Gestão e interino de Comunicação), Luciano Camandoni (Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação), José Carlos Vido (Assistência Social), os adjuntos Luiz Henrique Nascimento (Planejamento e Gestão) e Rafael Paes (Tecnologia), os diretores de Desenvolvimento Econômico, Thais Assumpção, de Planejamento e Gestão, Marcos Pierani, Rosângela Cornaglia, do Cerimonial, as assessores de Planejamento e Gestão Maria Eugênia e Maria Cristina, entre outros.

 

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax