Destaques

No Rio, 25% das encarceradas têm requisitos para prisão domiciliar

Uma em cada quatro mulheres permanece encarcerada no estado do Rio, mesmo atendendo aos requisitos legais para a prisão domiciliar. Os dados são de um relatório da Defensoria Pública sobre audiências de custódia realizadas entre 2019 e 2020.
O documento traça o perfil de cerca de 1.345 mulheres que passaram por audiência de custódia no período. Dos 533 casos de mulheres que atendiam aos requisitos legais para prisão domiciliar, o relatório mostra que 25% delas permaneceram presas preventivamente.
A prisão domiciliar, de acordo com a legislação atual do Código Penal, pode ser concedida a mulheres lactantes, gestantes e com filhos de até 12 anos  e que tenham praticado um crime sem violência ou grave ameaça.
A diretora de estudos e pesquisas de acesso à Justica da Defensoria Pública, Carolina Haber, afirmou que a análise dos termos das audiências revelou que elas permaneceram presas por razões fora dos requisitos legais. 
Outro dado que chama atenção no relatório da Defensoria Pública é sobre a violência praticada contra essas mulheres no momento da prisão em flagrante: 17,5% indicaram terem sido agredidas fisicamente. Os tipos de agressões relatadas foram tapas, golpes no ombro, enforcamento, empurrões e chutes.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax