Brasil

ICMBio e Santuário Cristo Redentor celebram protocolo de intenções

Foi celebrado hoje (4) um acordo que visa o ordenamento público do Parque Nacional da Tijuca, para garantir a preservação da biodiversidade e a mitigação dos impactos ambientais com a manutenção e acessibilidade ao Morro do Corcovado e ao Santuário Cristo Redentor.

O protocolo de intenções e o Acordo de Convivência foi assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. O objetivo é compatibilizar as atividades religiosas e turísticas com trabalho institucional do ICMBio, para fortalecer a integração entre o meio ambiente e os valores culturais, históricos e religiosos no local.

O presidente do ICMBio, Marcos Simanovic, explica que o plano de manejo do parque continua em vigor, bem como as regras de acesso, mas a Igreja passa a participar do comitê gestor para organizar melhor os eventos no Cristo.

“Nós temos aqui dois tesouros: o Cristo Redentor e o Parque Nacional da Tijuca. A beleza cênica, a natureza a ser conservada, tudo isso representa qualidade de vida para o ser humano. O que a gente quer é buscar uma visitação cada vez mais qualificada”.

O padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, comemorou o acordo para a gestão compartilhada do espaço, que vai garantir o acesso dos visitantes e peregrinos. De acordo com ele, a capela ficará aberta 24 horas.

“A ideia agora é não fechar mais a capela do Cristo, vamos ter sempre vigílias com grupos agendados. Esse lugar é de oração, de encontro com a cultura, de integração, de forma que possa também estabelecer uma conexão espiritual com a cidade do Rio de Janeiro. A gente precisa de fé e dessa forma a gente quer acolher da melhor forma possível”.

A operação turística do Cristo Redentor permanece de 8h às 18h, funcionando após esse horário para cerimônias e eventos com grupos agendados.

Regularização da Maré

No mesmo evento, foi assinado também o Acordo para a Regularização Fundiária do Complexo da Maré e da Comunidade Parque Alegria, entre o Ministério da Economia e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord, 90% da área ocupada pelo Complexo de Favelas da Maré pertence à União. Com o acordo assinado, o município poderá dar o título de propriedade aos moradores do local.

“A partir desse acordo o município do Rio de Janeiro já pode iniciar imediatamente o processo de regularização fundiária dos projetos pilotos dentro do Complexo da Maré. O Complexo inteiro são em torno de 35 mil famílias, quase 150 mil pessoas, e hoje foi assinado um acordo para começar a regularização de cerca de 10 mil famílias, para a gente testar o modelo e conseguir avançar depois na regularização de todo o Complexo da Maré”, explicou o secretário.

Segundo Mac Cord, os primeiros locais beneficiados são Rubem Vaz e Parque União. As famílias com renda de até cinco salários mínimos receberão o título da propriedade gratuitamente. As com renda superior a isso terão descontos e condições especiais para o pagamento. O primeiro passo para a regularização fundiária será um censo elaborado pela prefeitura.

O mesmo processo já foi feito pelo governo federal nas áreas de Vicente Pires e Fazenda Sálvia, no Distrito Federal, beneficiando 100 mil pessoas, e na Ilha de Paranaguá, no Paraná, para mais 40 mil pessoas.

A assinatura dos dois termos ocorreu pela manhã, após a celebração de uma missa pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Don Orani Tempesta, para marcar o início das festividades do Centenário da Pedra Fundamental do Cristo Redentor, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de ministros de estado, entre eles o da Economia, Paulo Guedes, e o do Meio Ambiente, Joaquim Leite, além do governador, Cláudio Castro, e do prefeito Eduardo Paes.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo