Brasil

Premiê diz que Ucrânia está prestes a integrar rede elétrica europeia

O primeiro-ministro da Ucrânia, Shmyhal Denys, afirmou hoje (2) que o sistema elétrico de seu país está prestes a ser conectado à rede europeia.

“A Ucrânia está se conectando à Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade [Reort, ou, no inglês, Entso-E]”, declarou Denys, referindo-se à associação criada parainterligar as infraestruturas energéticas dos estados-membros. Atualmente, a Entso-E reúne companhias de transmissão de energia de 35 países.

Ainda em 2021, o governo ucraniano anunciou que desconectaria o sistema nacional das redes fornecedoras da Rússia e de Belarus e o interligaria à grade europeia até 2023. Segundo a estatal elétrica ucraniana, a Ukrenergo, o desligamento ocorreu no último dia 24 – mesmo dia em que as tropas militares russas invadiram o país e que a Moldávia também desconectou-se dos sistemas de eletricidade russo e bielorusso.

Em um comunicado que a agência de notícias russa Tass reproduziu em 24 de fevereiro, a Ukrenergo confirma ter desconectado os sistemas para iniciar a fase de testes finais necessários “à futura conexão” da grade ucraniana com a Entso-E.

Três dias depois, a estatal ucraniana solicitou aos operadores do sistema europeu que conectassem as redes ucranianas e europeia em caráter de urgência, para evitar o desabastecimento em meio aos ataques russos.

No dia seguinte (28), foi a vez de o ministro de Energia da Ucrânia, German Galushchenko, apelar para que seus pares europeus ajudem a “acelerar” a interligação da rede ucraniana à europeia.

Ontem (1), o Conselho da Entso-E divulgou uma nota em que assegura que os operadores do sistema europeu estão “comprometidos com a sincronização das redes de energia da Ucrânia e da Moldávia” e em assegurar o fornecimento de energia elétrica à Ucrânia.

Na nota, a rede transnacional garante que já se manifestou sobre a importância de uma “rápida decisão” sobre o pedido de interligação emergencial das redes, mas explicou que isto ainda depende de algumas providências, sem fixar prazos.

“A identificação das condições para sincronização urgente incluirá uma avaliação de proteção e de estabilidade; operacional, jurídica e regulatória, além de Tecnologia da Informação, incluindo Segurança Cibernética”, destaca a Entso-E, afirmando reconhecer os “esforços excepcionais” da Ucrânia para manter o fornecimento de energia elétrica “nestes tempos difíceis”.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo