Destaques

Colapso da saúde no Amazonas: em uma semana, estado pode não ter vagas de UTI

O sistema público de saúde do estado do Amazonas está próximo de um colapso. Em entrevista a uma emissora de TV local, o governador Wilson Lima informou que, a partir da próxima terça-feira, o estado pode não conseguir fazer novas internações em UTIs, Unidades de Terapia Intensiva.
Nesta quarta-feira, o governador exonerou o secretário de Saúde Rodrigo Tobias e nomeou a biomédica Simone Papaiz para o cargo.
O comunicado foi feito em uma transmissão ao vivo nas redes sociais de Wilson Lima.
“Há alguns meses nós estávamos trabalhando uma transição na Secretaria de Saúde, e faríamos isso a posteriori. Mas decidimos fazer essa transição agora. É algo que a gente já vinha conversando com o secretário, e quem assume é a doutora Simone, que está aqui ao meu lado”.
A nova secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, aproveitou a transmissão para anunciar o projeto Anjos da Saúde.
“Vai ter pontos de assistência para que a gente possa fazer um acolhimento nesse enfrentamento. Serão, até sexta-feira, 30 assistentes socais que estarão em pontos estratégicos dos nossos serviços de saúde, principalmente da urgência e emergência”.
O Amazonas recebeu nessa terça-feira 15 mil garrafas de álcool em gel, doadas por uma fabricante de bebidas, e 19 novos aparelhos respiradores, que vão possibilitar a abertura de 19 leitos. Os equipamentos foram direto para o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da Covid-19 no estado.
O governo anunciou a abertura de outros 15 leitos de UTI e fez um novo pedido à China para agilizar a entrega de equipamentos comprados pelo estado. O objetivo é tentar manter o atendimento aos casos mais graves, pelo menos até a abertura do Hospital da Universidade Nilton Lins, prevista para o fim da semana que vem.
Na segunda-feira, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fez um alerta pelas redes sociais.
“A rede hospitalar entrou em colapso, não está mais sendo capaz de dar à demanda por tratamento contra o coronavírus. Ontem conversei com o governador, e ele me garantiu que está envidando todos os esforços para colocar para funcionar o Hospital da Universidade Nilton Lins. Não podemos mais ver pessoas diariamente sacrificadas por falta de capacidade de atendimento”.
O Hospital Nilton Lins deve ter 400 novos leitos, mas ainda faltam os respiradores pulmonares. De acordo com o governador Wilson Lima, 200 aparelhos que já haviam sido comprados foram confiscados pelo governo dos Estados Unidos.
No momento do anúncio da troca de comando na Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, o estado registrava 636 casos confirmados e 23 mortes causadas pela Covid-19. Para tentar conter o avanço da doença na capital, a prefeitura de Manaus vai cancelar o alvará de funcionamento de comerciantes que insistirem em abrir as portas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax