Destaques

Pesquisa sobre idade de bacias sedimentares do Alto Tapajós é premiada

Uma pesquisa sobre a idade das bacias sedimentares do Alto Tapajós, no Amazonas, revelou que essas formações são de idade pós-jurássica, possivelmente do período cretáceo, época que acabou cerca de 65 milhões de anos atrás. Esse período foi o último dos dinossauros aqui na Terra; e, também, foi quando se formaram os continentes. Antes tudo era um só território, conhecido como Pangeia. A descoberta foi premiada no Congresso Brasileiro Geologia.
Um dos responsáveis pelo estudo, o pesquisador Matheus Simões, ressaltou que, ao identificar a idade das formações dessa região, ficou comprovado que elas são tão antigas quanto as das bacias do Solimões e do Amazonas, onde já ocorre a exploração de óleo e gás.
Para o especialista, as pesquisas no Alto Tapajós, região ainda pouco investigada, são importantes para que possamos conhecer os potenciais econômicos da área.
A investigação foi desenvolvida por pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia.
Foram colhidos dez quilos de materiais rochosos numa região do município de Apuí, no sudoeste do Amazonas.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo