Brasil

Diálogo da Turquia com Ucrânia e Rússia é importante, diz Erdogan

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira (10), que era importante que o governo turco mantivesse diálogo tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia para impedir que o conflito piore.

Erdogan também disse a Biden em uma conversa por telefone que o papel de mediador da Turquia em tentar encontrar uma solução ao conflito era importante, segundo comunicado do seu gabinete.

Membro da Otan, a Turquia, que compartilha fronteira marítima com Rússia e Ucrânia no Mar Negro, tem boas relações com os dois países. O governo turco chamou a invasão russa de inaceitável, embora seja contrário a sanções contra Moscou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu correspondente ucraniano, Dmytro Kulekba, se encontraram na província de Antalya, no sul da Turquia, sob a mediação da Turquia.

Mas o contato de maior escalão entre os dois lados desde que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia não apresentou progresso aparente na direção de um cessar-fogo.

Também não chegou a uma solução por um corredor humanitário do porto ucraniano de Mariupol, no sul do país.

Na conversa com Biden, Erdogan disse que organizar a reunião entre Lavrov e Kuleba era em si uma vitória diplomática.

Tanto Kuleba quanto o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, que sediou as conversas, disseram que não foi uma reunião fácil.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo