Destaques

Desenho Universal é inserido no currículo obrigatório para arquitetos

Rampas de acesso para cadeirantes, numeração dos botões dos elevadores em Braille, que permitem escolher o andar sem precisar enxergar os números, piso táctil para permitir a caminhada segura para quem não enxerga, carros que se pode dirigir sem usar os pedais.
Todo mundo já viu alguma dessas adaptações de acessibilidade em prédios, ruas e veículos, voltadas à inclusão a necessidade de inclusão de pessoas com alguma necessidades especiais, certo?
O que muita gente ainda não sabe é que existe uma tendência de se construir e fabricar pensando na segurança e autonomia de todos os tipos de pessoas – baixos, altos, crianças, idosos, obesos, pessoas com baixa mobilidade ou com dificuldade de enxergar, sem ser preciso adicionar aparelhos de acessibilidade: é o Desenho Universal.
E para preparar os arquitetos para essa nova tendência, a partir deste ano o Desenho Universal agora é disciplina obrigatória no currículo das escolas de arquitetura. A inclusão foi determinada pelo Conselho Nacional de Educação e já está valendo. A disciplina já existia nas faculdades, mas funcionava como optativa, ou em cursos específicos. 
O professor de arquitetura da Universidade de Brasília Frederico Barreto, fala que a origem do Desenho Universal vem da Revolução Industrial, e lamenta que sua aplicação ainda é lenta no Brasil.
A senadora Mara Gabrili, que é cadeirante, foi relatora da Lei Brasileira de Inclusão, de 2015. Ela defende que o desenho universal precisa estar presente em todos os espaços.
O desenho universal como disciplina universitária foi idealizado pelo arquiteto americano Ron Mace, em 1987, que era cadeirante. No Brasil, é estudado desde a década de 1980. A partir de 2004, começou a ser exigido de arquitetos e engenheiros normas de acessibilidade nos projetos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax