Destaques

Sobe número de casos de pacientes com síndrome nefroneural em MG

Subiu para dez o número de casos da síndrome nefroneural em Minas Gerais. Um dos pacientes internados morreu na última terça-feira em Juiz de Fora. Os outros nove continuam em tratamento.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde local.

A Polícia Civil suspeita de que lotes de cervejas produzidas pela fábrica mineira Backer podem ter sido contaminadas pela substância e intoxicado os consumidores.

Todos os pacientes chegaram a hospitais de Belo Horizonte e de Juiz de Fora com sintomas semelhantes, entre eles insuficiência renal aguda, paralisia facial e borramento visual.

Exames acusaram a presença da substância di-etileno-glicol no sangue, de ao menos três pacientes internados.

Tóxico, o di-etileno-glicol costuma ser usado em sistemas de refrigeração, devido as suas propriedades anticongelantes.

Diante da suspeita, o Ministério da Agricultura decidiu interditar a cervejaria Backer e apreender, em caráter cautelar, 16 mil litros de cervejas que estavam prestes a ser distribuídos para venda, além do recolhimento das garrafas.

Também foi criada uma força-tarefa, composta por técnicos da secretaria estadual de Saúde, da secretaria municipal de Belo Horizonte, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e do Ministério da Saúde.

Em nota divulgada, a Backer aponta que a interdição de sua fábrica, em caráter cautelar, não representa que a empresa tenha sido responsabilizada administrativamente ou criminalmente pelo estado dos pacientes internados devido à síndrome nefroneural.

A cervejaria informa ainda que, conforme programada e já anunciado, interrompeu suas atividades para vistoriar todos os seus processos de produção.

A Backer está recebendo de volta os vasilhames da Belorizontina.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax