Destaques

Butantan confirma identificação de três novas variantes do coronavírus

O Instituto Butantan confirmou a identificação de três novas variantes do coronavírus no estado de São Paulo. As novas cepas foram localizadas em Santos, no litoral do estado, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana, e em Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto, oeste do estado.
Em Itapecerica da Serra, foi encontrada uma variante suíça do vírus. Em Santos foi confirmada a cepa sul-africana, que já tinha sido encontrada também em Sorocaba. E em Jardinópolis foi encontrada a N9, uma mutação da variante amazônica, a P1.
Para o diretor do Instituto Butantan, a presença de novas variantes mostram que é difícil pensar em imunidade de rebanho como forma de controlar a pandemia.
Segundo o Butantan, a variante sul-africana é a que mais preocupa. As outras duas foram classificadas, por enquanto, como variantes de interesse, ou seja, elas são monitoradas, mas não indicam um possível agravamento da pandemia.
Em nota, o Instituto Butantan afirmou que as mutações indicam que a pandemia está longe de ser controlada e que além das vacinas é preciso manter o uso de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e o distanciamento social.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo