Destaques

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa “Limite”

O Dia do Cinema Nacional é comemorado hoje, 19 de junho. Em 2021, outra importante data: 90 anos de uma obra prima: o longa “Limite”, de Mário Peixoto, um filme silencioso sobre a finitude humana, restaurado por Saulo Pereira de Mello. Limite estreou em 1931 no cinema Capitólio, na Cinelândia, berço cultural do Rio de Janeiro.
A obra ganhou destaque nacional e internacional nas mãos do aclamado cineasta brasileiro Walter Salles, que teve papel fundamental na preservação do filme “Limite”.
A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898, mas há controvérsias, segundo a pesquisadora e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano. 
 O cinema nasceu em 1895 e chegou ao país três anos depois, o cineasta e professor Silvio Tendler relembra o surgimento do cinema no Brasil. Tatá Amaral é uma das grandes cineastas da retomada do cinema nacional nos anos 90, tempo em que fazer cinema era para poucos.

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax