Brasil

Aos 80 anos, morre no Rio o físico Luiz Pinguelli Rosa

Apoie o PlanetaOsasco

O físico e professor Luiz Pinguelli Rosa morreu na madrugada de hoje (3), no Rio, aos 80 anos. A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decretou luto oficial de três dias. O velório ocorrerá das 17h às 19h desta quinta-feira, no Átrio do Palácio Universitário, no campus Praia Vermelha, na zona sul da capital fluminense.

Graduado em física pela UFRJ, mestre em engenharia nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e doutor em física pela PUC-Rio, Pinguelli foi diretor da Coppe por quatro mandatos e presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004. O docente também era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Professor emérito e titular do Programa de Planejamento Energético da Coppe, participou do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ e foi secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, organismo científico do governo brasileiro que estuda o problema do aquecimento global em suas implicações para o país e auxilia na criação e promoção de políticas.

Luiz Pinguelli foi também membro do Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, que ganhou o Nobel da Paz em 1995, e estava participando do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Nobel da Paz em 2007.

Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o professor recebeu diversos prêmios, entre os quais o de Personalidade do Ano de 2014, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em nota, o diretor da Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, lamentou a morte do professor. “Em meu nome e em nome da diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo corpo social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido professor Pinguelli”, disse Toledo.

A Eletrobras também lamentou o falecimento do ex-presidente Luiz Pinguelli Rosa, à frente da companhia de janeiro de 2003 a maio de 2004. “Sua gestão foi marcada pela promulgação das leis que redefiniram o modelo institucional do setor elétrico, em março de 2004, reafirmando as funções da empresa como holding das concessionárias federais. Também neste período, a Eletrobras assumiu a gestão técnica e financeira do Programa Luz para Todos”, diz o comunicado.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo