OSASCO, 03 de março – CMIO.org A falha que impede o acesso aos sistemas do Banco Itaú começou há pelo menos 22 dias, informa um ex-funcionário do banco que pediu para não ser identificado.
O bancário apresentou para o CMIO.org comprovantes e extratos desde o dia 09 de fevereiro. Atendendo ao pedido de nossa redação, fomos até uma agência do Itaú na cidade de Osasco -e confirmamos que os dados apresentados no aplicativo eram os mesmos no caixa eletrônico do banco.
Identificamos que -pelo menos três transações- foram registradas de maneira atípica e uma com erro grave, são elas:
- Uma transferência via PIX para uma conta do Mercado Pago, estornada após mensagem de êxito.
- Nova transferência via PIX para uma conta do Paypal, devolvida sem explicações.
- Uma transferência bem-sucedida para o MercadoPago, porém não descontada do saldo, duplicando o valor e o mantendo disponível na conta do cliente.
Essa sequência de erros do sistema do banco chamam a atenção: por um lado serviços não foram concluídos mesmo após o aplicativo confirmar; de outro, o saldo da conta permaneceu inalterado após o envio dos recursos.
Portanto, é possível afirmar categoricamente que há duplicação do saldo. Nossa fonte não utilizou ou transferiu o valor em duplicidade.
Tais registros, com data de 09 de fevereiro, sugerem com evidências que o erro no sistema Itaú não começou hoje. Houve uma tentativa de encaminhar ao banco os dados dessa apuração mas não foi possível (o sistema do banco encontrava-se indisponível). Mantemos o espaço aberto para um posicionamento do banco.
Aguardamos sua participação no CMIO.org para trazer mais relatos.
REF8983 – Conselho de Mídia Independente e Observatório.