Destaques

Universo: cientistas descobrem estrela rara e considerada ultrapobre

Você já pensou em olhar para o passado? É isso o que faz a arqueologia galáctica, que busca verdadeiros fósseis estelares. Os seres humanos começaram a se agrupar como civilização há cerca de 7 mil anos. E um grupo de cientistas estuda agora uma estrela que brilhava nove mil anos antes.
A SPLUS J2104-0049 está a 16 mil anos-luz da Terra e é a 36ª estrela de um grupo chamado de ultrapobres em metais. Mais de 100 pesquisadores no Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Estados Unidos analisaram as ondas de luz emitida por ela.
O cientista associado do NOIRLab, no Arizona, Vinicius Placco, contou que, além de ser ultrapobre em metais, essa estrela tem uma outra característica que a deixa ainda mais rara.
A primeira geração de estrelas surgiu com o Big Bang, no começo do Universo, há quase 14 bilhões de anos. O baixo índice de carbono indica que esta pode ser uma estrela de segunda geração, com idade estimada entre 10 e 12 bilhões de anos. De acordo com Vinícius Placco, ela pode dar pistas sobre nossas origens.
O estudo faz parte de um projeto chamado S-PLUS, que tem sede no Brasil e mapeia o céu visto a partir do Hemisfério Sul da Terra.
Quem coordena a pesquisa é a Universidade de São Paulo. O astrofísico Felipe de Almeida Fernandes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, destacou que este é o primeiro grande resultado do estudo que começou no ano passado e está previsto para ser concluído em 2024. Felipe espera ainda mais descobertas nos próximos anos.
A pesquisa foi publicada este mês na revista científica The Astrophysical Journal Letters. 
Cientistas de qualquer instituição brasileira podem fazer parte do projeto S-PLUS. Os pesquisadores brasileiros também participam de dois projetos semelhantes no Hemisfério Norte. A ideia é que o esforço das três iniciativas consiga mapear metade de todo o céu visível a partir da Terra.
* Com produção de Michelle Moreira.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax