Destaques

Estudo identifica pistas para detecção de câncer de esôfago

Um estudo internacional inédito identificou marcadores no sangue que contribuem para o diagnóstico precoce e abre a possibilidade para o desenvolvimento de novas terapias e avanços nos métodos de detecção do câncer de esôfago, o sétimo com maior incidência no mundo e o quinto de maior mortalidade no Brasil.
Ao longo de cinco anos, foram avaliados mais de 200 pacientes de diferentes países da Ásia, África, e América do Sul, incluindo o Brasil.
A partir desse estudo, foi identificado que as alterações epigenéticas, ou seja, que se referem a mudanças na atividade de gene que não envolvem alteração no DNA, estão entre as mais relevantes para o desenvolvimento do câncer de esôfago.
Essas alterações determinam como o código genético é lido, possibilitando entender como esses tumores se formam e quais são as mudanças que participam do desenvolvimento e da evolução da doença.
A pesquisadora do Inca, Sheila Coelho, que participou do estudo, explica que o diagnóstico tardio é um dos principais motivos para a alta taxa de letalidade desses tipo de câncer,
A pesquisadora destaca que o estudo tem papel fundamental no diagnóstico precoce da doença.
Segundo os pesquisadores, fatores ambientais e alimentares, além do uso de álcool e tabaco estão associados aos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Realizado sob a coordenação da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, o estudo contou com a participação de pesquisadores do INCA, Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax