Destaques

Rio de Janeiro define divisão de recursos do leilão da Cedae

Em reunião, nesta quarta-feira, com os prefeitos dos municípios fluminenses que aderiram ao plano de concessão dos serviços da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro detalhou como será a divisão do total de R$ 22,6 bilhões de reais, arrecadados com o leilão, no dia 30 de abril.
Segundo Castro, do montante, o estado ficará com quase R$ 14,5 bilhões de reais. O restante será dividido entre as 29 cidades que participam do projeto, em três parcelas: a primeira este ano, a segunda em 2022 e, o restante, em 2025.
De acordo com o governador, as prefeituras terão liberdade para gastar o valor, que será repassado a título de outorga e ágio do leilão da Cedae. Castro ressaltou, no entanto, que os investimentos serão coordenados para garantir retorno financeiro ao estado.
O pregão, que concedeu à iniciativa privada os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto, arrematou três dos quatro blocos ofertados. O único que não atraiu propostas foi o que reúne bairros da Zona Oeste carioca e seis municípios, que deverá voltar a ser licitado ainda este ano.
A concessão da Cedae, segundo o governo do estado, é o maior projeto de infraestrutura socioambiental do país e prevê a universalização do saneamento básico em uma área onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, ou 60% da população fluminense.
Os investimentos previstos vão garantir, ainda segundo o executivo estadual, a qualidade da água fornecida e a despoluição de rios, lagoas e baías. Além do valor de outorga, devem ser investidos cerca de 27 bilhões de reais em obras. O projeto também prevê gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax