Brasil

SpaceX inicia nova missão e coloca nanossatélite da UnB em órbita

A SpaceX iniciou hoje (1) uma nova missão, com o lançamento do foguete Falcon-9 no início da tarde em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Chamada Trasporter-4, esta é a quarta missão da empresa, destinada a levar pequenos satélites ao espaço. Entre eles, um nanossatélite desenvolvido por alunos de engenharia e professores da Universidade de Brasília (UnB).

Chamado AlfaCrux, o projeto pretende testar e demonstrar na órbita do planeta Terra experimentos de comunicação via satélite. Segundo a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Fernanda Lins, o CubeSat de 1U (10cmx10cmx10cm) pode trazer novas soluções de enlaces nas faixas de frequências de rádio amador.

“A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação. Além disso, é uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explica a diretora.

Os dados coletados serão disponibilizados via internet e poderão ser utilizados para pesquisas sobre a comunicação de radioamadores, comunidade, inclusive, que deve auxiliar o Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais da UnB no monitoramento do CubeSat.

Para a diretora da AEB, além dos resultados científicos que são aguardados, a parceria entre o ambiente universitário e a empresa espacial é uma grande oportunidade de capacitação de estudantes em todo o ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo