Destaques

Resultados preliminares em Paquetá mostram eficácia de vacina

Os resultados preliminares da vacinação em massa contra a covid-19 na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, mostram que 90% das pessoas imunizadas antes do início do estudo apresentaram anticorpos para a doença. Além disso, cerca de 40% dos adultos não-vacinados, e 21% das crianças e adolescentes já haviam tido contato com o vírus e apresentavam anticorpos.
O estudo é uma parceria da Prefeitura do Rio com a Fundação Oswaldo Cruz e conta com a adesão de 4.120 moradores da ilha, o que representa 96% da população local.
Segundo o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, foram realizados mais de 2,3 mil exames de sangue. Ele classificou como animadores esses primeiros resultados da pesquisa “PaqueTá Vacinada”, pois é possível afirmar que a vacinação já contribui de forma significativa para a proteção da população a partir da primeira dose.
A vacina usada é a AstraZeneca/Fiocruz e a segunda dose será aplicada em meados de agosto. Catorze dias após essa imunização, toda a população fará novo exame de sangue, para então acontecer o evento teste anunciado pela prefeitura do Rio como “Carnaval fora de Época”, somente para os moradores da ilha.
O resultado final do estudo em Paquetá deve sair em um ano.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo