Destaques

Indústria nacional cresceu 0,7% de 2017 a 2018, aponta IBGE

Após quatro anos de quedas sucessivas, de 2013 a 2017, o número de trabalhadores na indústria brasileira aumentou cerca de 0,7% de 2017 para 2018. Foram criados quase 50 mil novos postos de trabalho nesse período e com isso, o setor passou a ocupar 7,7 milhões de pessoas. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual, a PIA 2018, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE.

Dos 7,7 milhões de trabalhadores na atividade industrial em 2018, a maior parte, 7,5 milhões, estava nas indústrias de transformação e apenas 0,2 milhão nas indústrias extrativas. Porém, nos últimos dez anos, o pessoal ocupado nas indústrias extrativas cresceu 14,4%, enquanto as indústrias de transformação perderam cerca de 203,2 mil empregos.

A atividade da indústria de transformação que mais contratou entre 2009 e 2018 foi manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Entre as indústrias extrativas, o destaque foi para a atividade de extração de petróleo e gás natural, que registrou em 2018 aumento de 597,6% na ocupação.

A gerente da pesquisa, Synthia Santana, destaca que o avanço na indústria extrativa, impulsionada pelo setor de petróleo veio com a exploração das reservas do pré-sal, enquanto a indústria de transformação perdeu dinamismo, principalmente na fabricação de veículos automotores, por causa de sucessivas crises financeira e econômica a partir de 2008.

Em termos regionais, a pesquisa revela que a liderança no ranking de produção no Brasil em 2018 foi exercida pela Região Sudeste, seguida pelas regiões Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax