Destaques

Pesquisadores da UFRRJ descobrem nova espécie de planta no Rio de Janeiro

Pesquisadores e alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro descobriram uma nova espécie de planta, no Parque Natural Municipal do Curió, em Paracambi, região metropolitana do estado. É a Ruellia capotyra (flor da mata em tupi-guarani). A equipe é coordenada pela professora e taxonomista Denise Braz, do Departamento de Botânica da instituição. A bióloga fala sobre o processo de descobrir uma nova espécie.

A planta teve sua descoberta confirmada pela revista científica Systematic Botany. A publicação é importante porque novas espécies são reconhecidas apenas após sua veiculação em uma revista científica especializada.

Desde 2007, Denise Braz  e sua equipe têm realizado pesquisas de campo no Parque do Curió, dedicadas ao estudo da flora local. A taxonomia é uma das ciências responsáveis por desvendar a riqueza de espécies existentes em território brasileiro.

Especializados em reconhecer, classificar e nomear os organismos, os taxonomistas se empenham na busca por animais, fungos ou plantas que ainda não foram registrados pela ciência. E é justamente o que faz a equipe da professora Denise Braz.

Ela ressalta que essas descobertas reforçam a elevada diversidade vegetal do país, considerada recentemente a mais alta em todo o mundo, e destaca também que a flor da mata, devido à sua beleza, pode ser explorada como planta ornamental.

Os pesquisadores da Universidade Rural do Rio de Janeiro participaram de trabalhos conjuntos recentes com o Jardim Botânico e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultaram na produção do maior banco de dados da flora brasileira na internet, o Flora do Brasil Online 2020. Construído com o apoio de diferentes instituições de pesquisa, o sistema reúne informações sobre 48.369 espécies de fungos, plantas e algas reconhecidas por taxonomistas brasileiros e estrangeiros em pesquisas de campo por todo o país.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax