Executivo

Osasco participa da 8ª Cúpula Global da OGP

 Olga Liotta
Fotos: Divulgação

Osasco marcou presença na 8ª Cúpula Global da Open Government Partnership – OGP 2023 (Cumbre Global), que ocorreu entre os dias 4 e 8/9, em Tallinn, capital da Estônia. O evento reuniu chefes de Estado e de Governo, representantes da sociedade civil e responsáveis políticos de todo o mundo.

O município foi representado pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Eder Máximo, a diretora do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania, Carolina Matias e a representante do Órgão Independente de Monitoramento (IRM) do plano de ação, professora Gabriela de Brelaz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O intuito do encontro foi fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre as diversas partes interessadas dentro dos principais pilares da OGP, que são: transparência, participação social, prestação de contas (accountability) e inovação e o uso da tecnologia, ressaltando como tornar um governo aberto na era digital, por exemplo.

OGP é a sigla para “Parceria para Governo Aberto” em português, iniciativa internacional que envolve diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Osasco é membro do OGP desde outubro de 2020 e tem realizado diversas práticas governamentais relacionadas à transparência do governo, o acesso à informação pública e à participação social.

Durante o evento, Eder Máximo apresentou ao mundo as iniciativas que a Prefeitura vem realizando na cidade, buscando aproximar as pessoas do Poder Público por meio da colaboração e responsabilização para a construção da cidade que queremos viver.

“Ver Osasco como referência nessa agenda mundial de Governo Aberto nos honra e traz ainda mais responsabilidade para a gente seguir a nossa jornada na Administração Pública”, ressaltou.

Carolina Matias organizou juntamente com outras cidades brasileiras (São Paulo, Contagem e Santa Catarina) o painel “Mundos conectados: cocriando maneiras de melhorar o serviço público pelo engajamento mútuo de cidadãos e governos”.

Osasco participa da 8ª Cúpula Global da OGP

“Uma cidade aberta melhora a prestação de serviços públicos. E o encontro busca por soluções para problemas globais e na promoção da cooperação internacional entre países e organizações para enfrentar desafios compartilhados. A população, ativa e participativa, com o acesso às informações públicas, contribui para fortalecer a democracia, o combate à corrupção e possibilita evitar desperdícios a partir da construção de políticas públicas mais eficientes”, reforçou Carolina.

Durante o evento, Eder  Máximo e Carolina Matias também apresentaram um dos cases de sucesso do plano de ação de Governo Aberto de Osasco, a cartilha “Contando as Contas – orçamento em quadrinhos”, da série “Osasco Aberta”.

O material informativo apresenta, numa linguagem didática, como é o funcionamento do ciclo orçamentário, a importância do equilíbrio entre despesa e receita, do trabalho dos servidores públicos em planejar e executar os gastos públicos, mas, acima de tudo, a importância da participação dos munícipes nos processos decisórios da Administração Pública.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax