Executivo

Drive-thru imuniza centenas de famílias contra a gripe em Osasco

 

Marco Borba
Fernanda Cazarini

Em uma espécie de volta a um passado recente, ocasião em que a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco imunizou milhares de famílias nos drive-thrus durante a pandemia de covid-19, no sábado, 27/4, a ação foi retomada e centenas de pessoas com idades acima dos seis meses que passaram pelo estacionamento da prefeitura puderam se vacinar contra a Influenza (vírus que causa a gripe).

Cerca de 800 pessoas fizeram a agendamento ao longo da semana pelo telefone 156, mas a Saúde disponibilizou outras mil doses extras para garantir que os que não o fizeram e compareceram ao drive-thru, a pé ou veículo motorizado, também pudessem se vacinar.

A ação ocorreu entre 10h e 16h e foi acompanhada de perto pelo prefeito Rogério Lins e demais profissionais da saúde do município. A criançada ainda pôde se divertir e tirar fotos com personagens infantis, entre eles Minnie e Mickey Mouse, Pateta, Mário e Luigi.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Domênica Veneziana, explicou a importância da vacinação. “A vacina ajuda nosso organismo a criar a proteção adequada para responder a ação do vírus. Sem ela, a pessoa pode ter sintomas muito mais graves (sobretudo idosos e pessoas com comorbidades)”, disse.

O casal Hermindo Berlini, 87 anos, e Nilza Tavares de Toledo, 77, moradores de um condomínio no Industrial Autonomistas, região central, fez o agendamento assim que soube da ação. “É fundamental se vacinar. Meu marido teve pneumonia duas vezes nos últimos anos porque se vacinou atrasado. Então, meu conselho é: se tem vacina e abriu o esquema vacinal, a pessoa tem que ir logo tomar, qualquer que seja o tipo de imunização, para evitar as doenças”, aconselha.

A dona de casa Fernanda Zachi disse que também procura deixar o esquema vacinal da família em dia. Ela passou pelo drive-thru e levou o filho Vinícius Zachi, 7 anos. “A gente precisa se vacinar para se proteger, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Com isso, ajudamos a proteger os demais, como por exemplo pessoas com doenças autoimunes (que podem ser acometidas por sintomas ainda mais graves)”.

As crianças que passaram pelo local para se vacinar receberam dos profissionais da saúde o “Certificado de Coragem”, com uma imagem estampada do “Zé Gotinha”.

A vacina contra a Influenza está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, para pessoas acima dos 6 meses de vida.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax