Trâmite entre Prefeitura e Terceiro Setor será digital
Marco Borba
Fernanda Cazarini
As atividades administrativas da Prefeitura de Osasco seguem a passos largos em direção ao mundo digital. O que antes se dava por meios físicos (documentos em papel) agora será informatizado. A Controladoria Geral do Município lançou segunda-feira, 29/4, no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1.533, Vila Yara), o Sistema de Gestão de Parcerias do Terceiro Setor, desenvolvido conjuntamente com a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide).
O evento contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, os secretários Luciano Camandoni (Setide), José Carlos Vido (Assistência Social), a controladora geral do município Cintia Mendes Moreira, demais procuradores e a subprocuradora Elizandra Brito Batista dos Santos Silva, além de representantes de entidades do terceiro setor parceiras da prefeitura em atendimentos nas áreas de assistência social, educação, saúde, cultura e esportes. O município tem hoje 160 parceiros nessas atividades.
Conforme explicou Elizandra Brito, a prestação de contas das entidades à prefeitura agora se dará de forma digital. Ou seja, toda a parte burocrática de contratos e prestação de contas, antes feitos no papel, em breve será coisa do passado.
“O impacto será a facilidade em termos de análise de documentos (por parte da controladoria), porque a prestação de contas das entidades será praticamente online. Para elas (organizações do terceiro setor) também será mais ágil, facilitará o entendimento contábil. Elas também terão respostas mais rápidas do gestor público e da controladoria. Quanto mais rápido e mais ágil se derem esses trâmites, mais rápidas as políticas públicas chegarão na ponta”, avalia Elizandra Brito.
Para promover a migração, a Prefeitura contratou a empresa Inovação Gov, por meio de licitação pública. Ela detém a ferramenta digital conhecida como Portal das Parcerias (um site). Nela, as entidades e também a controladoria terão acesso por meio de login e senha. Na ferramenta, as organizações farão a prestação de contas de forma digital e a controladoria analisará tais procedimentos quase que automaticamente.
Segundo Elizandra Brito, o envio da prestação de contas das entidades para o Tribunal de Contas do Estado em breve também será digital. O TCE também está criando suas prórias ferramentas para facilitar essa interface.
A Inovação Gov oferecerá capacitação (de como lidar com a ferramenta digital) para diretores e contadores das entidades e também aos controladores do município. A capacitação das organizações começa dia 13 de maio. Cada segmento social terá 5 dias de treinamento.
“Somos muito gratos ao terceiro setor, porque muitas vezes é ele quem presta os primeiros serviços em situações em que muitas vezes as pessoas já não tinham mais esperanças”, destacou o prefeito.
Durante o evento aconteceram apresentações de dança (jazz, balé e hip hop) e coral dos institutos Atus e Morgan.
Entre as organizações parceiras da prefeitura estão a Associação Pestalozzi, Associação Camila, Instituto Márcia Ferrai, Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, Anoscar, Comunidade Impacto, Instituto Karan, e Instituto Um Novo Tempo.
A Inovação Gov é uma empresa de consultoria no desenvolvimento de projetos de modernização administrativa e boas práticas de gestão por meio de soluções tecnológicas para órgãos governamentais e entidades sociais visando a otimização de processos de trabalho. Entre as cidades atendidas pela empresa estão Bertioga (litoral paulista) e Mauá (região metropolitana da Grande São Paulo).
Conteúdo oficial