Governo do Rio de Janeiro lança Plano de Segurança Hídrica
O governo do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira, o Programa de Segurança Hídrica, que inclui projetos dos setores público e privado. A ideia é implementar medidas para aumentar a oferta de água, garantir a conservação dos mananciais e reduzir riscos de secas, inundações e acidentes ambientais no estado.
Durante o lançamento do programa, o governador em exercício, Cláudio Castro, ressaltou a importância da união de forças com a sociedade civil e a iniciativa privada para melhorar a oferta e a garantia de água para a população fluminense.
O primeiro projeto a integrar o programa é a transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Rio Guandu, um investimento de R$400 milhões da companhia Light, para ampliar a geração de energia elétrica a 31 municípios da Região Metropolitana.
Licenciada pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente, a obra do túnel da Light vai interligar os reservatórios de Vigário, no alto da Serra das Araras e Ponte Coberta, em Piraí.
O túnel terá 3,8 km. Atualmente, as águas do Rio Paraíba do Sul passam pelas usinas da companhia e são utilizadas para produzir energia. O novo sistema fornecerá vazão suficiente para encher 120 caixas d’água de mil litros a cada segundo.