Porto Velho (RO) abre licitação para compra de 1,8 mil covas
Durante a pandemia, a cidade de Porto Velho em Rondônia viu aumentar o número de mortos e de sepultamentos. Diante disso, a prefeitura abriu licitação para comprar 1,8 mil covas em cemitérios particulares. O maior cemitério do município atingiu a sua capacidade máxima nesse período.
Desde março do ano passado, já foram abertas 946 novas covas. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram quase 170 enterros e agora, o local só comporta mais 100 sepultamentos.
Um outro cemitério municipal está sendo construído na cidade. O cemitério atual foi construído há quase 50 anos e tem cerca de 250 mil metros quadrados. Ainda de acordo com a prefeitura, não há nenhuma possibilidade dessa área ser ampliada. A prefeitura considera a licitação urgente para um atendimento digno à população.
Com taxa de ocupação de 100% dos leitos hospitalares, Porto Velho está com o sistema de saúde em situação crítica, de acordo com a própria prefeitura. Dados mais recentes mostram que a cidade registrou até agora mais 56 mil casos de pacientes com covid-19. Também foram registradas quase 1,4 mil mortes, e neste momento há cerca de 9 mil casos ativos da doença.