Pará: cinco municípios da região metropolitana entram em lockdown hoje
Decisão comunicada pelo governador do Pará, Hélder Barbalho, e prefeitos da região metropolitana de Belém define que, a partir da noite desta segunda-feira (15), apenas atividades consideradas essenciais ficam permitidas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. O decreto vale por 7 dias.
Hélder Barbalho destacou que o aumento de casos e a demanda por internações em hospitais levaram à adoção de medidas mais restritivas no estado. “Temos assistido os hospitais privados não mais tendo vagas. Os planos de saúde não conseguindo mais atender os seus associados. E o sistema público, seja estadual ou municipal, aumentando, cada vez, mais a sua ocupação”, diz.
O governador do estado alertou, também, que o sistema de saúde do estado pode chegar ao colapso se não forem tomadas medidas de restrição de circulação de pessoas e que cirurgias eletivas na rede pública de saúde do estado foram suspensas até dia 31 de março.
A medida passa a permitir apenas o funcionamento de supermercados, farmácias, bancos, alimentação, casas lotéricas e feiras livres. Apenas um membro da família poderá fazer as compras e ser atendido por vez. Um anúncio de aporte econômico a setores comerciais deve ser anunciado hoje. Desde o início da pandemia, é a segunda vez que o governo do Pará decreta lockdown. A primeira vez foi entre 7 e 24 de maio de 2020.