Destaques

STF decide pela reserva mínima para filmes nacionais nos cinemas

Apoie o PlanetaOsasco

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que a reserva mínima de dias para exibição de filmes nacionais nas salas de cinema é constitucional e deve ser mantida.
A chamada Cota de Tela foi criada em 2001 por meio de uma Medida Provisória. A validade dessa norma foi questionada no STF pelo Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio Grande do Sul. O sindicato alegou falta de isonomia por não haver a mesma determinação de cotas para outros segmentos culturais.
E nessa quarta-feira (16), a maioria dos ministros seguiu o relator Dias Tóffoli, que entendeu que a medida tem caráter social e econômico, pois impulsiona a indústria nacional, gera empregos, protege obras brasileiras e amplia o acesso da população à cultura nacional.
Josiane Osório, produtora e curadora de festivais de cinema, entre eles o Globo Filmes e o festival de Cinema Fantástico de Brasília, destaca a importância cultural da decisão. Para ela, além das questões econômicas, a Cota de Tela permite ao público maior acesso aos produtos nacionais.
A Medida Provisória da Cota de Tela estabelece que o número de dias de exibição de filmes brasileiros deve ser fixado, todos os anos, por meio de um decreto. Quem descumprir pode pagar multa de 5% da receita bruta diária sobre os valores arrecadados com a venda de ingressos.
Ainda no campo da cultura, os ministros do STF também julgaram constitucional a regra que determina que 5% dos programas em emissoras de rádios sejam produzidos no município para o qual foram concedidos os serviços de radiodifusão.
Para o relator da matéria, ministro Luiz Fux, essa reserva de tempo representa o exercício do direito coletivo de acesso à cultura nacional.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax