Destaques

Audiência Pública no STF vai ouvir especialistas em Educação Especial

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, convocou para o dia 24 de agosto uma audiência pública para ouvir especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil sobre a Política Nacional de Educação Especial.
Em setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro instituiu por decreto a nova diretriz, que foi proposta pelos Ministérios da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com o objetivo de ampliar o atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A medida divide opiniões e se tornou objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Partido Socialista Brasileiro. Para a legenda, o decreto tem o objetivo de discriminar e segregar alunos com deficiência ao priorizar classes e escolas especializadas em detrimento ao atendimento educacional em escolas regulares inclusivas.
Em dezembro do ano passado, o plenário do STF referendou liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli para suspender a eficácia do decreto que instituiu a norma.
Para Catarina de Almeida Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, o decreto que instituiu a nova política de educação especial vai na contramão de diretrizes que preveem uma educação inclusiva.
Segundo a nova política, é direito do estudante e das famílias decidirem sobre a alternativa mais adequada para o atendimento educacional especializado, possibilitando a flexibilização dos sistemas de ensino com classes e escolas diferenciadas, segundo as necessidades dos estudantes.
De acordo com o STF, o ministro Dias Toffoli convocou o debate para subsidiar a Corte a decidir sobre o assunto.
Procurado para comentar o assunto, o Ministério da Educação não respondeu ao nosso pedido até o fechamento desta edição.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax