Confiança do comércio recua em meio ao agravamento da pandemia
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 1,5% em março. Na comparação com igual período de 2020, o recuo chegou a 19,3%.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (22) pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Na avaliação da entidade, o movimento reflete as dificuldades motivadas pela pandemia da covid-19.
Na passagem de fevereiro para março, todos os três componentes do índice recuaram. A queda do indicador foi puxada principalmente pela confiança dos empresários no momento atual, em queda de 4,1%.
A expectativa dos empresários em relação aos próximos meses teve retração de 0,4%, enquanto a intenção de investimentos encolheu 0,9% em relação a fevereiro.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio é um indicador mensal. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do país. O índice avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos empresários do comércio.