Pesquisa vai investigar impacto da vacina contra a covid-19 em Manaus
Pesquisa busca voluntários para investigar impacto da vacina contra a covid em trabalhadores da educação e da segurança pública de Manaus, no Amazonas.
O estudo é desenvolvido por pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical, da Universidade Estadual do Amazonas e da Fiocruz.
O estudo CovacManaus vai vacinar 5 mil desses voluntários entre 18 e 49 anos e que precisam ter alguma comorbidade de risco para a Covid comprovada, como diabetes, doença renal crônica, imunossupressão, pneumopatia grave, doenças cardiovasculares e cérebro-vascular, anemia falciforme, obesidade, cirrose hepática, hipertensão ou síndrome de down.
Outros 5 mil profissionais da saúde e da educação, mas que não tem comorbidades, também vão fazer parte da pesquisa e serão acompanhados por médicos, com a realização de exames sorológicos periódicos, até que sejam atendidos pelo plano de vacinação de Manaus.
Podem participar bombeiros, policiais, agentes do Detran e trabalhadores de instituições de ensino, de qualquer nível, pública ou privada. Gestantes e lactantes não vão poder participar do estudo, mesmo com liberação médica. Os voluntários podem se cadastrar e aceitar o termo de consentimento no site ipccb.org ou comparecer a Escola Normal Superior, na Avenida Djalma Batista, 2.470, no bairro da Chapada, em Manaus. As doses da vacina contra a covid utilizadas pela pesquisa foram doadas pelo Instituto Butantan e não fazem parte dos lotes distribuídos pelo Programa Nacional de Imunização.