Manchetes

No Brasil, homicídio de jovens aumenta 192% nos últimos 30 anos

Marcello Casal Jr. ABr

Relatório apresentado nesta terça-feira (3) em Genebra mostra violações dos direitos humanos como superlotações do sistema socioeducativo no país

O Comitê sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas aponta crescimento de violações dos direitos humanos frequentes como o encarceramento e assassinato de jovens brasileiros.

Divulgado nesta terça-feira (4), o monitoramento destaca que os homicídios entre a população de até 19 anos subiu 194% entre 1980 e 2012. A proporção subiu de 19,6 jovens a cada 1000 para 57,6 neste período de tempo.

Elaborado pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) ele é divulgado a cada cinco anos por determinação da Convenção sobres os Direitos das Crianças (CDC).

O jovem que morre mais no Brasil, de acordo com o documento, é o negro. No período estudado, o número de vítimas brancas caiu 32,3% e o de negras aumentou 32,4%.

Outro número destacado é o grande aumento de internos nas unidades socioeducativas. Somente entre 2010 e 2011 o número de internos aumentou 10,69% e, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Brasil tem 20.532 nesses locais.

Além disso, o monitoramento destaca o discurso conservador de grande parte da sociedade que acredita que “a repressão aos adolescentes em conflito com a lei deve retribuir-lhes o malfeito e se tornar cada vez mais dura“.

Em entrevista à Agência Brasil, a integrante da Anced Mônica Brito rechaça esse ponto e argumenta que a sociedade não consegue reconhecer nas crianças e adolescentes, principalmente em conflitos com a lei, tem direitos e serem respeitados.
“Há uma tendência ao encarceramento e tolerância da sociedade em relação aos homicídios. Não tínhamos que falar sobre a redução da idade penal; deveríamos estar falando da letalidade e do extermínio”, afirmou.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax