Destaques

USP busca doadores de plasma que se infectaram com Covid-19

O Hemocentro da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, está buscando doadores de sangue entre pessoas que se infectaram com o novo coronavírus, que já estão recuperados e sem sintomas há pelo menos 14 dias.

A instituição quer utilizar o plasma do sangue doado, que é a parte líquida do sangue, para aplicar em pacientes que apresentem quadro grave da doença. As pessoas que se contaminaram e se curaram da infecção, desenvolveram anticorpos no seu plasma que podem ser úteis para ajudar na recuperação desses doentes.

De acordo com o Hemocentro, os médicos esperam que os pacientes que receberem o plasma proveniente de convalescentes da doença tenham uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação e menor risco de morrerem.

A técnica de transferir plasma de pessoas já curadas para os doentes é chamada de transferência passiva de imunidade e está sendo testada, no caso do novo coronavírus, em vários países, inclusive no Brasil.

Segundo o Hemocentro, a doação demora cerca de 40 minutos, é segura e pode ser feita por meio de uma máquina que utiliza somente materiais descartáveis. Para ser doador, a pessoa deve ter mais de 50 quilos, ser homem ou mulher que nunca engravidou.

Informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone 0800 979 6049, ou pelo email [email protected] .

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax