Destaques

Telecomunicações: radiofusão com mudanças e AMs estão virando FMs

Você já deve ter ouvido a expressão “nas ondas do rádio”. Pois é, o sinal do rádio é enviado por meio de ondas, que viajam pelo ar em frequências. As principais são a AM, que significa amplitude modulada; e a FM, frequência modulada.
A frequência AM, mais antiga, alcança distâncias maiores, mas pode sofrer muitas interferências técnicas; e, com isso, o som chega misturado a ruídos e chiados. Já a FM, mais moderna, tem uma melhor qualidade do som; por outro lado, não chega tão longe.
Mas, ao contrário do sinal AM, que precisa de aparelhos de rádio próprios, o sinal de uma rádio FM pode ser captado em aparelhos móveis em geral, como o celular, o que permite ampliar o número de ouvintes; e, com isso, o faturamento das emissoras.
Para pôr fim a essas limitações técnicas, desde 2014, o Ministério das Comunicações permitiu a mudança do sinal das emissoras AM para o FM. Até agora, mais de mil e setecentas emissoras solicitaram a migração. O secretário de Radiodifusão do Ministério,
O estudante Pedro Damasceno, ouvinte assíduo da Rádio Nacional, gosta da programação da AM por acreditar que atende a pessoas com menos recursos. Para ele, a migração para a FM e a melhora na qualidade do som, vai permitir que as emissoras AM ganhem mais ouvintes.
Nelia Del Bianco, pesquisadora da Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, acredita que o estilo de comunicação de uma emissora AM, que tem muitos ouvintes, principalmente a partir dos 50 anos de idade, não vai acabar mesmo com a migração para a FM.
Agora, você pode estar se perguntando; e vai caber tanta emissora nova na frequência modulada? Vai sim. O espaço para elas vai ser aumentado, porque até 2023, serão destinados os canais 5 e 6 da televisão analógica para essas rádios.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax