Destaques

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

Refrigerantes, sucos industrializados, energéticos e outras bebidas processadas contêm grandes quantidades de açúcar e estão associadas a doenças como obesidade diabetes. Uma campanha está propondo a cobrança de mais impostos sobre essas bebidas açucaradas, como forma de reduzir o consumo e estimular hábitos mais saudáveis na população.
O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.
Segundo a endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo – Andressa Heimbecher, o consumo alto de açúcar leva à síndrome metabólica.
Segundo o levantamento realizado pela ONG ACT Promoção da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta R$ 3 bilhões por ano no tratamento de doenças causadas pela ingestão de bebidas açucaradas.
Para reduzir o consumo, a campanha Tributo Saudável propõe alíquotas mais altas de imposto sobre essas bebidas, a exemplo do que é feito com o cigarro. Na página do projeto, na internet, é possível simular os efeitos da tributação.
Uma alíquota de 25% poderia reduzir em quase 25% o consumo de bebidas adoçadas e aumentaria em 27% a ingestão de água, leite, café, chá e suco natural. Coordenadora dos projetos na ONG ACT Promoção da Saúde, Marília Albiero comenta ainda que tributos de 25% gerariam arrecadação de R$ 5,5 bilhões.
Por ano, o brasileiro adulto toma em média 61 litros de bebidas adoçadas, o que equivale a quase sete quilos de açúcar. Já entre crianças e jovens, que bebem mais, o consumo chega perto de dez quilos. Países como Reino Unido, Índia e México já adotaram tributos sobre bebidas adoçadas.
* Para a Rádio Nacional.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax