Destaques

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

O governo federal lançou nessa terça-feira (18) o programa Gigantes do Asfalto para facilitar o transporte de cargas e aumentar a renda e a margem de crédito para os caminhoneiros. O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.
Entre as medidas provisórias está a que muda as regras do Código de Trânsito para reduzir os casos de retenção dos caminhões. E altera uma lei de 1985 para aumentar a tolerância de peso por eixo.
A segunda medida provisória instituiu o Documento de Transporte Eletrônico (DTE), que vai reduzir a burocracia, ao reunir informações de outros 20 documentos. Já o decreto assinado por Bolsonaro cria as comissões nacionais de autoridades aeroportuárias, dos portos e de transportes terrestres.
O programa Gigantes do Asfalto tem como eixos principais infraestrutura, regulamentação de serviços, incentivos e qualidade de vida.
Além disso, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas para a categoria. Entre elas, a abertura de contas digitais que poderão ser usadas para pagar serviços de pedágio e sacar o pagamento pelo frete.
A Caixa também vai abrir linhas de crédito para os caminhoneiros. Uma delas vai aceitar imóveis como garantia, em troca de juros mais baixos. O banco também vai oferecer novas maneiras de renegociar dívidas com mais de 12 meses, que poderão ser parceladas em até 96 meses e terão até 90% de desconto. A meta é renovar o crédito rotativo e a expectativa é que até 700 mil motoristas de caminhão possam se beneficiar dessa renegociação.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo