Destaques

Rio inaugura hospital para tratar Síndrome Pós-Covid-19

O Rio de Janeiro conta agora com um hospital especializado em tratamento e pesquisa de Síndrome Pós-Covid-19. A unidade de saúde é uma iniciativa do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O espaço foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (31) pelo governador Cláudio Castro.
A capacidade para atendimento está estimada em até 300 pacientes por semana, que vão ser encaminhados pelo Sistema de Regulação. 
A equipe clínica responsável inclui médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. A unidade contará, ainda, com uma academia de reabilitação, que servirá de apoio para a recuperação física de alguns pacientes.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 10% de todas as pessoas que tiveram covid-19 permanecem com algum sintoma da doença, mesmo depois da recuperação. Para o coordenador médico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rui Figueiredo Filho, o número pode ser ainda maior.
O especialista afirma que uma das linhas de pesquisa do novo centro é identificar a produção de anticorpos no organismo.
Desde o ano passado, o Hospital Pedro Ernesto trabalha com atendimento de pacientes que tiveram sequelas do novo coronavírus. O que antes era uma ala, agora virou um centro multidisciplinar.
O novo espaço vai funcionar no mesmo local da antiga Escola Municipal República Argentina, em Vila Isabel, zona norte do Rio.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo