Destaques

Maioria das empresas que adotou ações ambientais visa melhorar reputação, aponta IBGE

Menos de 56% das grandes empresas consideradas inovadoras no Brasil implementaram ações com impacto ambiental, entre os anos de 2015 e 2017. E se forem consideradas empresas inovadoras de todos os tamanhos, a proporção cai para 40,6%, e fica abaixo de 40 no caso daquelas com menos de 49 empregados. Os dados são do suplemento sobre sustentabilidade e inovação ambiental da Pesquisa de Inovação, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo IBGE.

De acordo com o estudo, as inovações são implementadas principalmente pela necessidade que as empresas têm de construir uma boa reputação, inclusive para o mercado externo, motivo apontado por 59,4% delas, e que passa de 81% no caso do setor de eletricidade e gás. Mas o interesse mercadológico não descarta a obrigação legal, já que mais de 46% dessas empresas também implementaram inovações para estar de acordo com as normas ambientais vigentes. O gerente da pesquisa Flávio Peixoto diz que é preciso olhar também para a motivação menos relatada, o apoio governamental, declarado por 11,2% do total de empresas e por apenas 5% no setor de serviços, para identificar como essa inovação pode crescer.

A pesquisa também identificou quais as inovações implementadas e as mais frequentes delas foram a reciclagem de resíduo, água e materiais, realizada por 57,9% das empresas, e a redução de ruído ou da contaminação da água, do solo ou do ar, declarada por 51,3%. De acordo com Peixoto isso se deve principalmente ao fato de que 80% das empresas inovadoras são indústrias, que, logo, implementam inovações mais afeitas aos seus processos produtivos.

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 4,1% das empresas pesquisadas produziram relatórios anuais de sustentabilidade no período analisado, o que sobe para 5,6% no caso das empresas inovadoras e só alcança um percentual considerável de mais de 51% entre as empresas do ramo de eletricidade e gás. Pelo próprio ramo de atividade, esta também foi a única atividade com um percentual considerável de empresas que produziram energias renováveis: 53,7%. Já analisando o total de empresas consideradas inovadoras, esse percentual foi de apenas 4,2.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo