Barueri

Ipresb Promove Programa de Preparação para Aposentadoria com Evento

Com uma palestra intitulada “Por que parar?”, ministrada pela assistente social Marília Berzins, e o objetivo geral de acompanhar os segurados municipais no processo de transição para aposentadoria, o Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores de Barueri) realizou na quinta-feira, dia 16, o evento de abertura e sensibilização de 13 encontros da 11ª edição do PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria).

O slogan é: “Juntos, pensamos o futuro! E o intuito é oferecer subsídios para o conhecimento da multidimensionalidade que envolve a aposentadoria com qualidade e de como se preparar para esta fase.

Os encontros serão realizados entre 23 de março e 29 de junho deste ano, no período da manhã, das 8h30 às 11h30; e da tarde, das 13h30 às 16h30, na sede do Ipreb, na alameda Wagih Sales Nemer, 85 – Centro. Os servidores municipais interessados em participar poderão se inscrever pelo WhatsApp: (11) 94538-3368. As vagas são limitadas.

Objetivos específicos

O PPA visa orientar quanto aos aspectos previdenciários, informando e esclarecendo sobre legislação pertinente ao regime próprio de Previdência Social e regime geral, além de refletir sobre cidadania, destacando conquistas garantidas no Estatuto do Idoso; envelhecimento e mudanças, conscientizando a respeito da promoção de saúde física e psíquica; e identidade profissional, à luz do envelhecimento.

Busca também avaliar trajetória profissional, resgatando potencialidades e promovendo (re)descobertas de habilidades e novos interesses; e perspectivas para reinserção produtiva, auxiliando na construção de projeto de vida para a nova fase do ciclo.

Por que parar?

Na palestra para 152 segurados, Marília Merzins, de 65 anos, explicou como funciona a questão da aposentadoria, deu dicas, exemplos, exibiu vídeos e imagens mostrando condições vividas por pessoas idosas. Partiu do princípio que leva uma pessoa a decidir pela aposentadoria na fase da velhice oficial, que no Brasil é a partir dos 60 anos. “É um processo individual, que decide quando e onde vai parar. Isso que é fundamental. Não é um processo igual para todos. E que antes de se aposentar, tenha respostas para algumas questões, como planejamento financeiro, saber por que vai parar, se é uma escolha ou uma necessidade”, explica a assistente social, funcionária pública aposentada pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

Mestre em gerontologia social pela PUC/SP e doutora em saúde pública pela FSP/USP, dentre outras especializações, a mineira de Belo Horizonte aconselhou os segurados a se organizarem, terem uma decisão consciente de quando parar. “Não quis dizer que têm que se aposentar. Se vão parar, precisam saber se preparar. Precisam cuidar da saúde, que assim como renda, é um fator determinante na qualidade da pessoa aposentada”, pontuou Marília, acrescentando que cada um tem de ver se o local de trabalho oferece condições para continuar exercendo a atividade para a qual foi contratado (a).

“Aposentar não é ficar em casa”

O trecho de frase é do segurado Agnaldo de Oliveira Vieira, servidor lotado na Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). Prestes a se aposentar, Agnaldo Jacaré, como é conhecido, gostou da palestra. “Foi muito boa e produtiva. Qualificou bastante a gente. Aposentar não é ficar em casa, porque a pessoa envelhece e morre. É necessário planejar, viajar, pescar, passear um pouco. A pessoa precisa ter um objetivo na vida para poder saber o que vai fazer lá na frente. Eu quero voltar para Boituva (SP), se Deus permitir”.

Programação do PPA

Veja abaixo datas e atividades dos 13 encontros da 11ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria.

Datas                   Encontros

23/03              Integração e avaliação pré-programa

30/03              Regime previdenciário

13/04              Avaliação das dimensões de vida

20/04              Gestão financeira

27/04              Direitos Sociais, protagonismo e vínculos sociofamiliares  

04/05              Gestão de tempo

11/05              Envelhecimento e saúde

18/05              Nutrição para longevidade

25/05              Atividade física

01/06              Pós-carreira

15/06              Projeto de vida I

22/06              Projeto de vida II

29/06              Avaliação pós-programa e encerramento.

Serviços

Os segurados do Ipresb podem obter mais informações pelo e-mail [email protected]; telefone (11) 41631723; WhatsApp (11) 94538-3368; pelo site AQUI; ou ir pessoalmente à alameda Wagih Sales Nemer, 85 – Centro. Acompanhe também o Ipresb nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax